Como planejar uma viagem de motorhome

Como planejar uma viagem de motorhome

Quem viaja sabe que todo tipo de viagem precisa de um mínimo de planejamento. Há quem goste de se aventurar sem roteiro, outros preferem ir com uma programação a ser seguida à risca e aqueles que optam por planificar um itinerário, mas estão abertos a mudanças no meio do caminho.

Entretanto, planejar uma viagem de motorhome exige um pouco mais de preparo, já que conta com um elemento extra não existente nas viagens “convencionais”: o próprio motorhome!

Onde viajar de motorhome

A primeira coisa a ser decidida, como em toda viagem, é o destino. Há lugares que são mais fáceis e propícios para serem conhecidos sobre quatro rodas do que outros. Alguns países da Europa, Estados Unidos e Canadá estão entre os mais indicados para quem quer viajar em um motorhome.

Como escolher o motorhome ideal para sua viagem

Dito isso, é importante ter em mente o tipo de motorhome que você vai usar. Ao escolher o modelo, você deve considerar quantas pessoas viajarão e, claro, se o orçamento cabe no seu bolso. Já ouviu aquele ditado “o barato sai caro”? Então, aqui é fundamental fazer a escolha certa e optar pelo melhor custo-benefício, mas sem esquecer do conforto e segurança, afinal ninguém quer passar perrengue em uma road trip. 

Dificilmente você viajará sozinho, então na hora de planejar uma viagem de motorhome leve em conta quantos viajantes serão. Só um casal, uma família com filhos, um grupo de amigos? Se forem quatro pessoas, por exemplo, busque um veículo que comporte todas as pessoas confortavelmente: um motorhome com quatro assentos e pelo menos duas camas de casal, e assim por diante dependendo do número de pessoas.

Que itens extras necesito alugar

Para facilitar a viagem, as estações de aluguel de motorhome colocam a disposição dos locatarios uma serie de itens extras que pode variar entre uma estação e outra. Em geral você sempre encontrará a disposição  Kit de cozinha, kit de roupa de cama, toalhas de banho,  cadeirinha de bebe ou de criança.

Nas estações próximas a grandes aeroportos costumam ofertar o transfer do aeroporto a locadora, esse é um extra que vale a pena contratar, pois as estações geralmente estão localizadas fora do centro e muitas vezes sem acesso com transporte publico.

Algumas estações oferecem correntes para pneus, esse é um item importante para aquelas pessoas que planejam viajar no inverno e querem estar tranquilos que poderão transitar por todas estradas, já que algumas exigem a colocação das correntes.

Onde estacionar

Uma dúvida recorrente de quem planeja uma viagem de motorhome é onde estacionar e pernoitar. No geral são três opções, que podem ser mais ou menos limitadas dependendo de onde você estiver: estacionamento, camping e wild camping.

Estacionamento de Motorhome

O estacionamento para motorhome é uma área privada na qual você pode parar o automóvel e pernoitar pagando um valor acordado com o dono. O estacionamento serve como ponto de apoio e nele é comum encontrar uma estrutura básica para a manutenção do motorhome, como o fornecimento de água e energia elétrica. 

Estacionar de graça também pode ser uma alternativa, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Mercados como Walmart e IKEA possuem estacionamentos gratuitos que servem como parada para quem precisa descansar ou quer economizar. 

Camping

O camping talvez seja a opção mais indicada para quem planeja uma viagem de motorhome. Esse tipo de alojamento é estruturado para receber os viajantes de motorhome, já que conta com abastecimento de água e energia elétrica para o veículo, além de possuir dump station, que são estações de despejo de dejetos. O camping também costuma oferecer banheiro com chuveiro, wi-fi, área de lazer e cozinha. A segurança e a comodidade de um camping têm um preço: uma taxa é cobrada dependendo do tamanho e tipo de motorhome, além da diária por cada pessoa. Podemos dizer que o camping seria “um hotel para o motorhome”. 

Wild camping ou estacionamentos gratuitos.

Já para os mais aventureiros, a opção do wild camping certamente vale a pena. O termo quer dizer “acampamento selvagem” em tradução livre, e nada mais é do que pernoitar em um lugar gratuitamente. Esses locais são mais afastados do centro das cidades, mais vazios e com pouca ou nenhuma infraestrutura. Usualmente ficam perto de rios, lagos ou praias. Para quem quer sossego e contato com a natureza, o wild camping é o tipo de estadia ideal. A diferença entre um camping e um wild camping é que o segundo é público.

Também há a opção de pernoitar em postos de gasolina ou postos policiais, já que quase sempre há pessoas durante o dia e a noite nesses locais e muita gente sente mais segurança em dormir em lugares assim. Mas é claro, é sempre bom perguntar se você pode estacionar o motorhome para evitar futuros problemas.

O planejamento de uma viagem de motorhome é de suma importância para minimizar o risco de surpresas. A começar pelo estudo do destino elegido, passando pelo tipo de motorhome e pela quantidade de pessoas que viajarão nele, até a escolha de onde estacionar o veículo para pernoitar. Imprevistos acontecem, mas planejar uma viagem de motorhome diminuirá as chances de ocorrerem e aumentará as chances de se tornar uma viagem única e inesquecível.

Deixe seu comentário!